O que que a Bahia tem? Quando o assunto é culinária tem moqueca com leite de coco de dendê com certeza! A moqueca baiana exibe influências indígenas e africanas e é uma riqueza histórica servida em panelas de barro, onde são preparadas. Em Itacaré, a comida baiana é celebrada no Uçá Restaurante com um espaço especial no cardápio.
Tem moqueca de peixe, camarão e mista, sempre acompanhadas de pirão - feito com farinha de mandioca misturada ao caldo de cozimento da moqueca - e farofa de dendê. Um prato forte, inconfundível e inesquecível. O belo tom amarelo que vem do azeite de dendê divide espaço com os tons verde e vermelho dos pimentões e tomates, temperos essenciais para o sabor final.
Para abrir o apetite enquanto espera a preparação da sua moqueca, peça uma entradinha que também é a cara da Bahia - a casquinha de siri. O siri é um tipo de caranguejo, mais achatado e com a carne de sabor salgado e adocicado ao mesmo tempo. Lavada com bastante limão e cozida com temperos verdes e um toque de dendê, é geralmente servida com farofa e o molho lambão, apimentado e muito saboroso.
Depois desses pratos tipicamente baianos, a sobremesa não pode ser outra: um trio de cocadas, afinal o coco é outra grande riqueza da Bahia, cuja polpa e leite são bases para muitos pratos, doces e salgados. As Três Cocadas são de coco fresco, coco queimado com gengibre e coco com cacau. Aliás, o cacau rende história para mais um post em nosso blog. Confere aqui.
Gostou dessa dica de restaurante com comida baiana em Itacaré? Então corre para o Uçá!
Comments