top of page
Uçá Restaurante

Itacaré, terra do cacau

Atualizado: 17 de jul.

Quem visita Itacaré tem a oportunidade de viver uma experiência incrível - conhecer um pouco da história que marcou a saga do Cacau no sul da Bahia passeando por antigas fazendas da região que ainda produzem o fruto.


Para contextualizar, vale saber, segundo bem conta Jorge Amado em seus livros, que graças a Bahia, o Brasil ocupou o posto de maior produtor mundial até meados da década de 1920, quando os fazendeiros não mediam esforço e trabalho para expandir seus negócios. Hoje, o país é o 7º maior produtor, com 250 mil toneladas anuais.


São duas as principais fazendas abertas ao Turismo Rural em Itacaré:



FAZENDA SANTA ANA 73 99914-0208


Às margens do Rio de Contas, oferece Day Use com lanche e passeio pela Trilha do Cacau. Uma área de preservação ambiental esconde riachinhos e pequenas cachoeiras, além de toda a lavoura do cacau. É lá que é feito o chocolate Morbeck – vencedor de três prêmios internacionais, além de biscoitos, geléias, bolos e doces.

VILA ROSA 73 99911-1930


O belo casarão rosa impressiona na fazenda. Nas visitas, dá para acompanhar o plantio, o processo produtivo, a estrutura de trabalho e outras curiosidades sobre a fabricação dos produtos. De quebra, você vai comer muito chocolate de degustação e experimentar outras delícias no café incluso no passeio.


Uso na gastronomia



Frozão Mandarina: Mel de cacau, cupuaçu, tangerina e gin.

Além de sua riqueza histórica, o cacau tem um valor enorme como alimento graças a sua versatilidade de uso. O chocolate é o produto mais conhecido, vindo da moagem das sementes, que também dão a manteiga de cacau. A polpa branquinha, além do suco, é ingrediente para geléias, iogurtes e mousses. Prensada, a polpa oferece o mel de cacau.


No Uçá, restaurante em Itacaré, a chef Mia Carazoli utiliza o cacau em drinks e pratos que surpreendem o paladar. O CacauRoska e o Frozão de Mandarina são à base do mel de cacau, com seu sabor bem doce, mas equilibrado pela acidez e refrescância. É ele também que dá um toque diferenciado no Camarão ao Gengibre, acompanhado por Arroz de Coco, Farofa de Tapioca e Vinagrete de Manga. Deu água na boca? Saia das fazendas direto para experimentar!




59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page